quinta-feira, 15 de novembro de 2012

INFANTIS A - SET/NOV

INFANTIS A
- Campeonato Distrital de Infantis - 
(Set/Nov2012/2013)

Iniciámos a época de treinos uma semana antes do previsto, de forma a solidificarmos ideias e decisões relativas a um grupo de perto de 35 atletas. Era importante definirmos certezas no projeto que tínhamos definido no final na época passada. Assim, ao fim de umas semanas, antes do primeiro jogo treino, analisámos, avaliámos e decidimos dividir o grupo em três, potenciando ao máximo um número de atletas que era elevado. Distinguimos duas equipas de competição formal e uma de formação, podendo assim manter todos os atletas em atividade regular, como seria de nosso maior interesse.

Criando assim grupos homogéneos, acompanhados por um número de técnicos adequado (2 responsáveis por cada equipa), pudemos avançar confiantes para uma época que pretende ser o culminar do patamar de topo no futebol de 7 e o início do envolvimento do grupo no futebol de 11. 

Cada equipa realizou três jogos treino de pré-época. O importante nestes jogos seria, além da preparação física prévia ao início do campeonato, a observação e análise de todas as opções que o grupo teria para o decorrer da época. Os resultados desportivos foram, na sua generalidade, negativos, no entanto os objetivos que o grupo técnico pretendia foram alcançados. Em termos técnicos, táticos e organizacionais, colocamos uma fasquia bastante mais elevada em relação ao ano passado. Alterámos a filosofia de treino, evidenciámos a seriedade do mesmo, envolvemos uma rigidez e regulamento interno ao grupo,  definimos objetivos técnicos focados na obrigatoriedade de elevar a qualidade de jogo da equipa e, consequentemente, atingir vários momentos de sucesso durante a época. Todos os propósitos são idênticos para ambos os grupos de competição. Apenas o patamar desportivo exigido será diferente.

Não existe qualquer ponto dos objetivos das diferentes equipas que sejam escondidos ao grupo de atletas. Temos noção das diferenças, assim como dentro de cada grupo temos que notar que os atletas advém de aprendizagens diferentes. O importante neste momento, nestas idades, é fazer entender que eles são capazes de analisar a sua própria evolução, as suas dificuldades, as suas necessidades, com o nosso apoio (técnicos). Analisar o jogo de cada grupo com base apenas na vitória ou na derrota final de cada, é uma observação estéril que apenas empobrece o crescimento destes jovens atletas. É desse tipo de influências negativas que desejamos blindar o grupo. Queremos balneário, queremos espírito de grupo, queremos clarividência nos actos e nas consequências dos mesmos... queremos equipa, queremos começar a criar jovens adultos! Só nós  temos noção da realidade dos passos do dia a dia da nossa equipa!

E assim entrámos no campeonato... ...e neste momento, com sete jornadas jogadas para ambos os grupos e dois jogos treino intercalados, os propósitos a alcançar estão bem encaminhados:
- No grupo A#1 não fomos capazes de ultrapassar os adversários desportivamente melhores classificados (3 primeiros lugares), no entanto, demonstrámos evolução conjunta e passos muito seguros na transposição para atletas capazes de enfrentar o jogo no seu formato mais belo ou mais eficaz, dependendo das necessidades do desafio. Estamos a ganhar uma equipa que ambicionamos sucesso num futuro muito próximo.
- No grupo A#2, excluindo os jogos com os adversários candidatos à qualificação à fase final, demonstrámos um conjunto de valores de conquista, de seriedade, de personalidade muito forte, capazes de ultrapassar dificuldades imensas (jogo com o Pegões a perder por 4-1...) ou simplesmente cumprir tendo em conta a melhoria na qualidade do nosso conjunto (jogo com o Ginásio do Montijo...). Temos alcançado uma evolução mais célere do que prevíamos, fruto do trabalho despretensioso de todos os atletas.

Os adversários estão no campo e vestem outras cores. Do nosso lado só procuramos e desejamos ter amigos (atletas e técnicos) e adeptos/fãs da equipa para nos apoiar (ao conjunto). Por parte dos treinadores deste grupo têm a certeza na seriedade do trabalho praticado: treinamos de igual forma com todos os atletas, dividimos o tempo de treino e o espaço de forma igual adequando apenas a planificação ás necessidades do grupo, somos respeitadores do esforço de todos os atletas (mas temos opções)... ...somos os primeiros a lutar por querer um grupo unido, forte e amigo. Tudo à parte disto é ruído, e em nada ajuda o grupo. Aprendamos todos o valor do desporto pelos valores de respeito e empenho que este grupo de jovens começa a dar dia após dia. Os valores que eles já têm como grupo começam a ser um exemplo para todos... ...e assim, o sucesso também os perseguirá, com toda a certeza!

Resultados Desportivos Gerais Set/Nov
Atletas Participantes: 
Lameirinha, David, Israel, Nuno S., Dudu, Simões, Lages, Soeiro, Zé, Filipe, Leo, João Diogo, Edgar, Miguel Santos, Rui, Rafa, Miguel Coelho, Dimas, Tomás, Covas, Madaleno, Pires, Silvestre, Martim, Malhoa, Tiago, Bernardo e Hugo

Técnicos Responsáveis:
Carlos Duarte, Luís Gomes, Jerónimo Almeida e Nelson Marques.

Infantis A#1 - 11 jogos (7 oficiais + 4 treino) (6 vitórias e 5 derrotas) 
Infantis A#2 - 11 jogos (7 oficiais + 4 treino) (2 vitórias e 9 derrotas)

Neste Sábado, o nosso grupo A#2 vai à Quinta do Anjo, com início às 10:30, enquanto que o nosso grupo A#1 irá deslocar-se ao Barreirense, com início marcado para as 15h. A partir de agora, com crónicas mais regulares, agradeço o envio de fotos dos nossos grupos para email duarte.coach@gmail.com. 

Prof. Carlos Duarte
(Treinador Principal Infantis A)

Sem comentários:

Enviar um comentário