Torneio Centenário do Barreirense
(11 de Setembro, 2011)
Após apenas 4 treinos, de um grupo que ronda os 24 jogadores, entre atletas com alguns anos de CCDBA e vários elementos novos, e mesmo um técnico principal novo no clube, a participação neste Torneio servia para as primeiras observações directas às necessidades e aptidões dos nossos atletas de Infantis B perante a competição.
Desde o primeiro minuto, ainda no balneário, achámos importante retirar de imediato qualquer tipo de pressão de cima dos ombros dos atletas, indicando-lhes que, tendo em conta as inúmeras variáveis desta primeira actividade da época 2011/2012, desejaríamos, acima de tudo, demonstrar uma progressão colectiva (por mínima que fosse) durante os 5 jogos que iríamos realizar.
Num Torneio bem organizado, com uns moldes competitivos muito agradáveis, com boas condições para os atletas, apenas o calor que se fez sentir durante todo o dia foi um elemento impeditivo de uma participação mais honrada. No entanto, o sacrifício e o esforço dos atletas perante esse obstáculo, foram pontos importantes na colecção de excelentes características que começámos a encontrar no grupo.
Através da observação dos jogos conseguimos compreender que o grupo tem vários aspectos a melhorar. Noções defensivas básicas, assim como o compromisso por acções ofensivas em que predomine o conjunto em vez do individual, são aspectos que com o treino poderemos melhorar.
Existiu apenas um ponto que me preocupou realmente: a falta de confiança! Se no primeiro encontro passámos o tempo quase todo a acertar inúmeras situações de jogo, no último, durante o primeiro tempo, tivémos um pequeno relance do que somos capazes de alcançar, com uma qualidade ofensiva muito agradável e um grande domínio defensivo. Mas mesmo nessa fase, com o jogo empatado e a controlar o adversário com muita personalidade, os atletas não pareciam acreditar que era realmente possível vencer...! Uma grande falta de confiança neles próprios! Pode ser este o maior desafio do ano!... Devolver a este grupo a confiança e demonstrar-lhes que podem alcançar episódios muito positivos neste seu ano de Infantis B no CCDBA. Um objectivo que pode ser fácil de alcançar, quando existe tamanha devoção, entrega e amizade como aquela que observámos nas 12 horas que partilhámos nesta actividade.
Mini Ficha de Jogo
Atletas Participantes:
Guilherme, Nogueira, Edgar, Delany, Madaleno, Pires, Silvestre, Gonçalo, Marius, Miguel, Martim e Leo.
Resultados:
CCDBA 0-3 FABRIL
CCDBA 2-3 BEIRA MAR ALMADA
CCDBA 2-4 BARREIRENSE
CCDBA 2-4 PINHALNOVENSE
CCDBA 2-5 1ºMAIO SARILHENSE
No próximo fim de semana iremos participar em mais um Torneio, desta vez em Almada, na manhã de Sábado, 17 de Setembro.
Prof. Carlos Duarte
(Treinador Infantis B)
Acreditem rapazes!!
ResponderEliminarLembrem-se que do outro lado estão miúdos como vocês... com a mesma idade com os mesmos dois pés e duas pernas que vocês!!
Força Carlos! Boa Época!
Orlando Goulart