domingo, 26 de fevereiro de 2012

Infantis A “A”: F.C. Areias – 2 x C.C.D. BREJOS DE AZEITÃO – 3

2.ª Jornada Torneio Complementar: Areias, 25 de Fevereiro de 2012

Em jogo a contar para a 2.ª jornada do Torneio Complementar deslocámo-nos ao Bairro do Areias (Montijo) para defrontar a equipa do F.C. Areias tendo participado neste jogo os seguintes jogadores: Alexandre Pereira, Bhavik Bassangy, Diogo Nogueira, Diogo Pinto, Duarte Almeida, Eduardo Silva, Miguel Lopes, Milton Ferreira, Paulo Silva, Pedro Logrado, Ruben Patrício e Sandro Cruz.

De regresso às competições oficiais prevíamos uma deslocação complicada, não só pelas caraterísticas da equipa adversária, como pelo facto do jogo se disputar num campo pelado e de dimensões reduzidas.

Iniciámos o jogo muito personalizados, a conseguir impor os nossos princípios de jogo, com muita posse de bola, a conseguir chegar com facilidade à área adversária e a criar lances de perigo. Chegámos com naturalidade ao golo aos 4’ (Paulo) e voltámos a marcar aos 11’ (Sandro). Controlávamos o jogo sem permitir lances de perigo à equipa adversária, até que aos 13’ não conseguimos concretizar numa situação 1x1 com o GR adversário, não fizemos o 3.º golo e no lance seguinte facilitámos na nossa área e acabámos por sofrer o 1x2. Com este golo o jogo ficou mais dividido e com mais espaços. Marcámos o 1x3 (Paulo) na concretização de uma grande penalidade, mas aos 21’ voltámos a facilitar e num lance aparentemente inofensivo acabámos por sofrer o 2x3. Este golo para além de motivar novamente os adversários enervou-nos, perdemos a concentração e o controlo do jogo, permitindo alguns lances de perigo junto da nossa área, especialmente na marcação de cantos. Nos últimos minutos voltámos a conseguir manter a posse de bola, a trocá-la com qualidade e maior rapidez e podíamos ter voltado a marcar.

A 2.ª parte foi muito disputada, com muito empenho de parte a parte mas com pouca qualidade no jogo e quase sem oportunidades de golo. Respondemos muito bem à intensidade e agressividade que a equipa adversária colocou no jogo, lutando muito pela posse de bola, defendendo com muita concentração e procurando sempre jogar com qualidade quando em posse de bola. Os lances de perigo foram muito raros, com a equipa adversária a conseguir chegar à nossa baliza apenas através de remates de longe e nós com algumas dificuldades em superiorizarmo-nos na área adversária e em definir com qualidade o último passe. A cerca de 5’ do fim podíamos ter “acabado” com o jogo com o Nogueira a fintar diversos adversários, a conseguir aparecer sozinho na cara do GR mas a rematar ao lado.

Vitória inteiramente justa, num jogo em que fomos muito inteligentes e muito competentes. Jogámos e impusemos o nosso jogo quando foi possível, mas quando foi preciso mostrar caráter e lutar mais que o adversário não virámos a cara à luta.

Infelizmente hoje presenciei coisas que não deveriam acontecer em jogos de futebol, especialmente quando estamos a falar de escalões de formação. Compete-nos a nós adultos, como Encarregados de Educação ou responsáveis pelas equipas, ajudar a educar e formar as crianças com quem lidamos, sendo os nossos exemplos determinantes nas ações dos jovens. Quando são os adultos os primeiros a dar um mau exemplo, quando passam o jogo a usar uma linguagem no mínimo grosseira, a ofender os adversários, os árbitros e os Pais da equipa contrária é difícil que as crianças não repitam este comportamento. Custa-me que um jogo de futebol e um resultado sirva de justificação para este tipo de comportamento e que se perca o respeito pelo adversário, pelo árbitro e principalmente pela formação dos jovens. Cabe em primeira instância aos Pais através da educação dada aos seus filhos, mas também a nós que trabalhamos com os jovens fazer com que a experiência no desporto e no futebol em particular contribua para uma formação cívica positiva. Gostaria por isso de deixar uma palavra de apoio aos pais que nos acompanharam hoje pelas situações desagradáveis que passaram e dar os parabéns a todos os jogadores pelo comportamento exemplar que tiveram, limitando-se a fazer o que gostam de fazer e o que os levou hoje ao Areias: Jogar Futebol.

No próximo sábado dia 3 de Março recebemos no nosso campo a equipa do C.R.I., pelas 10h30, em jogo referente à 3.ª jornada.

O treinador: Estêvão Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário