Jogo Treino
(manhã de 5 de Maio)
Na última semana de interrupção antes do início do Complementar, convidámos o Beira-Mar de Almada para um jogo treino e focámos o nosso discurso na melhoria da conjugação de esforços no desporto de equipa que praticamos, característica que temos que melhorar MUITO, se pretendemos entrar nesta última fase da época de uma forma mais séria e com objectivos mais ambiciosos.
Assim, todos os atletas sabiam previamente o objetivo deste jogo: todos iriam ter o mesmo tempo de utilização de forma a, igualmente, demonstrarem as suas aprendizagens; eu, como treinador, iria participar o menos possível no jogo avaliando a conjugação de opções individuais e colectivas; e os atletas deveriam focar-se, principalmente, em demonstrar coesão, espírito de sacrifício colectivo, união, amizade...! Foram estes os temas da semana, da palestra de balneário e dos momentos de paragem/intervalos que o jogo teve.
Quando se treina com seriedade, com a preocupação de aprender e melhorar, o treinador, durante o jogo, nem precisa de enviar instruções para dentro do campo. Basta apenas o apoio motivacional, porque existe espírito de grupo e coesão para todos saberem a sua função e dos colegas, atingindo assim sucesso mais facilmente, optando sempre pelo colectivo acima do individual. Quando existe amizade e união no grupo, o insucesso individual é totalmente anulado pela camaradagem e apoio constante que os colegas oferecem durante todos os segundos do jogo, evitando assim que esses pequenos erros assumam proporções colectivas. E nestes pontos continuamos a falhar, prejudicando o nosso sucesso!
Perdemos o jogo de forma totalmente justa. Mas só porque fomos completamente inferiores a nós próprios. Desde o primeiro segundo do jogo "criticámos o colega em vez nos preocuparmos com a nossa função e melhorarmos de forma a ajudar o grupo", "optámos constantemente pelo individual, apesar do insucesso consecutivo dessa opção", "desrespeitámos e desinteressámo-nos pelo que é praticado nos treinos, apesar dessa escolha nos afundar no jogo minuto atrás de minuto",... ...e pior de tudo "voltámos a desvalorizar a amizade nos momentos em que devemos ser mais unidos". Realizámos a pior exibição da época. Muito trabalho pela frente nestes dois meses, no qual terei que voltar a contorcer a metodologia, de forma a percebermos o que devemos fazer para nos evidenciarmos como grupo/equipa nos Infantis A 2012/2013.
Mini Ficha de Jogo
Atletas Participantes:
Guilherme Lameirinha, David Pereira, Guilherme Marques, André Nogueira, Marco Lages, Francisco Simões, João Diogo, Rafael Almeida, Diogo Pires, Guilherme Santos, Leonardo Sentieiro, Martim Andersen, Mauri Albuquerque e Gonçalo Oliveira.
Resultado Final:
CCDBA 1-3 Beira-Mar Almada
Na próxima semana iniciaremos a nossa participação no Complementar, com uma deslocação ao campo dos Pelezinhos.
Prof. Carlos Duarte
(Treinador Infantis B)
Sem comentários:
Enviar um comentário